RSS

>Teste Tuberculose- Noruega

07 jun

>


Ontem eu e o Bruno fizemos um teste de turbeculose, todo imigrante recém-chegado na Noruega precisa fazê-lo.

Por sorte a enfermeira fala português. “ viveu no Brasil um ano e é descendente de Brasileiros”.

Ela injetou um derivado de proteína purificada (ou PPD), na intraderme do nosso braço (isto é, dentro da pele), voltaremos na clinica sexta-feira para a leitura do exame.

A agulhada durante o teste não dói muito mais incomoda, achei que o Bruno iria chorar bastante, mas me enganei, resmungou na hora da picadinha e parou, pedindo o ombro amigo da mamãe.

Se o teste der positivo não indica doença ativa, apenas que o indivíduo teve contato com o bacilo. Vamos ver né?

Pra quem não sabe a tuberculose é uma infecção causada por uma bactéria de nome, Mycobacterium tuberculosis, geralmente afeta os pulmões, mas também pode atingir o sistema nervoso central (meningite), sistema linfático, sistema circulatório, sistema geniturinário, ossos e articulações.

A tuberculose é uma das infecções mais comuns e mortais atualmente, principalmente nos países em desenvolvimento. Contudo, os países desenvolvidos não estão livres de serem afetados.

No Brasil, todo bebe ao nascer são imunizados ao tomar a vacina BCG ((Bacilo Calmette-Guérin) é utilizada para a prevenção da tuberculose-).Aquela vacininha que quase todos nós somos marcados pela cicatriz em forma de bolinha no braço.

A Função da BCG NÃO É atalhar a tuberculose em si, no entanto impedir formas graves da doença (como a miliar, óssea, meníngea, hepática, encefálica).

Por isso aqui na Noruega eles realizam o teste mesmo tendo confirmação de que fomos vacinados no Brasil, pois a vacina inibe um desenvolvimento maior da doença, mas não evita que a mesma tenha vivido no organismo sem sintomas.

 

5 Respostas para “>Teste Tuberculose- Noruega

  1. Carolina

    junho 7, 2011 at 12:34

    >Eu fiz esse exame quando cheguei aqui e o raio x agora no comeco do ano, não pude fazer antes pq estava gravida. Eles costumavam vacinar todos os bebes que nasciam aqui com a BCG, mas ja que tuberculose nao é um problema na Noruega, agora só vacinam bebes que precisem ou quando os pais solicitam. Lucas foi vacinado, já que no Brasil tem tuberculose e vamos viajar para lá algumas vezes, achei melhor ele estar protegido.Boa sorte nos resultados!

     
  2. Susana Ribeiro

    junho 7, 2011 at 14:43

    >Eu fiz logo que saiu meu personalnumber, há um ano. E o raio X também. Deu reação. Ficou vermelhinho e coçava. 3 dias depois mostrei à enfermeira, como de praxe, e ela me pediu pra fazer um exame de sangue. Fui na mesma hora no hospital e me atenderam assim que cheguei. Alguns dias depois, recebi uma carta em casa avisando que tava tudo bem com os exames. :)O engraçado foi a enfermeira que tirou meu sangue. Esses noruegueses… Escavação de petróleo tá no sangue! Ela enfiou a agulha no meu braço que eu achei que ia sair do outro lado! (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk) Virei o rosto pra nem ver! :p Perfuração em águas profundas… Ela queria achar o pré-sal do meu sangue! (rsrs) Mas, fora isso, foi tudo belezinha mesmo. Legal você ter encontrado uma descendente de brasileiros aí, Bete! Ela fala bem português? Sim, e boa sorte com os resultados.;)Quando o meu deu a reação, a enfermeira que me pediu o exame de sangue com um monte de exame (inclusive HIV) me explicou tanto que aquilo não significava que eles desconfiavam de mim, que se desse positivo, que eu não me preocupasse, porque eles tratariam da doença aqui e eu não seria mandada de volta… (rsrs) Gosto tanta dessa gente. Tão preocupados. 🙂

     
  3. Bete Strøm

    junho 7, 2011 at 16:12

    >Carolina,Pois é carol, é melhor prevenir do que remediar.Susana,Vou ter que fazer esse exame de DSts tb, mas sabe que acho válido, eles se preocupam muito com a saúde…A enfermeira fala portugues direitinho, esquece alguma coisa, mas diz que quer conversar comigo pra treinar, eu disse que em troca ela me ajuda com o noruegues, valido não?? rs

     
  4. Anonymous

    junho 7, 2011 at 18:43

    >Eu só fiz o de tuberculose, da mesma forma, esse liquido na pele. Não aconteceu nada depois que aplicaram, voltei lá uns dias depois e fui dispensada, assim não tive que fazer a raio x. Esse exame de DST eles estão pedindo agora ou só para quem teve algum tipo de reacão com o da tuberculose?Legal você ter encontrado uma enfermeira que fala português.BeijoLucianaPensamentos Desatados

     
  5. Larissa

    junho 7, 2011 at 21:49

    >Eu fiz esse teste aqui já 2x. Uma vez, logo quando cheguei aqui. E na outra agora recentemente que cheguei do Brasil e quebrei o braco, e tive que ficar internada. Então me fizeram o teste.Mas essa picadinha doeu muitoooo!! Não sei se é porque eu sou sensível pra dor, mas eu senti dor.Gostei dos dados que vocë informou aqui! :-)Beijo

     

Deixe um comentário

 
