RSS

>Com visto na mão, acabou-se a complicação!

15 jun

>


Há exatamente um mês dei entrada no visto de reunião familiar, havia apenas uma pessoa na nossa frente, admirei-me porque tive que enfrentar uma fila gigantesca além da burocracia quando tentamos dar entrada no visto do meu marido no Brasil…

Como toda documentação estava em ordem, pediram para eu aguardar no máximo três meses para resposta, no entanto ontem ligaram para meu esposo solicitando que eu comparecesse a policia federal com o meu passaporte.

Esse visto de ouro que me dará direito a trabalhar e viver na Noruega tem validade de um ano, contudo, um mês antes do vencimento deverei pedir renovação. -“Como é o processo, alguém já passou por renovação?”.

O número pessoal (uma espécie de CPF, sem ele nem “existimos” na Noruega) que não sei ao certo o prazo de entrega, pegamos no mesmo instante em que o solicitamos, pois por sorte maridex trabalha no prédio do setor de imigração. E não foi nenhum jeitinho norueguês, afinal, aqui não existe isso, porquanto dou graças a Deus que ele tem conhecimento e vai ao lugar certo, sem pular etapas e consequentemente correr o risco de retornar a fase inicial.

Observei que a maioria dos vistos que demoram, não é uma regra, mas na maioria das vezes é porque faltou alguma documentação.

Com o meu número pessoal em mão aproveitamos e abrimos uma conta corrente pra mim com direito a cartão de credito e tudo mais. Nem poderei gastar porque não trabalho, mas o marido paga né rs!

No final de agosto iniciarei o curso de norueguês, ainda estou em duvidas em relação ao horário (Tem vaga suficiente para que eu escolha) (De segunda a Sexta-feira 08h30min às 13h25min ou Terça e quinta-feira da 18h00min às 20h30min).

A noite seria bom porque de dia poderia continuar cuidando do Bruno, no entanto o curso é mais superficial, logo, se eu escolher estudar de manhã será mais produtivo terei mais horas de aprendizado, contudo pagaremos um absurdo de creche para o Bruno ( Creche na Noruega é caríssima) e, além disso, perderíamos o beneficio que o governo oferece para os bebês que não estão na escolinha e vamos combinar que ajuda bastante, por outro lado o jardim de infância seria uma boa para o Bruno que adora interagir com outras crianças, ou seja, estou como já diz o ditado: “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!”. Mas logo, chegaremos a um veredito…

Sinto-me muito feliz, porque agora terei maior liberdade para correr atrás dos meus objetivos, e encarar as dificuldades de forma mais segura.

Porque diferente do que muitos pensam, morar no exterior não é fácil, queira quer não, o choque cultural é inevitável, sem falar da diferença de cultura, das pessoas, do novo… Mas enfim a vida nos ensina a delegar estratégias certas para encarar quaisquer fatos.

É como em um novo emprego, você pode até ter experiência na área, mas executá-lo em outro ambiente dificultará o processo, no entanto sua persistência lhe trará novas experiências.

A Noruega é uma mãe, essa é minha opinião particular, o modo com que nos recebe aumenta a vontade de ir adiante, dando-nos estrutura para tal.

E vamos que vamos minha gente, até o próximo episódio...

Anúncios
 

4 Respostas para “>Com visto na mão, acabou-se a complicação!

  1. Carolina

    junho 15, 2011 at 17:32

    >Parabens pelo visto Bete! Meu visto demorou 5 meses pra sair, em Oslo tem muito imigrante dai tudo leva mais tempo. Morar em cidade menor tem a vantagem de que tudo anda mais rápido. Creche é cara aqui, mas mesmo assim decidimos que Lucas vai para a creche no fim do ano, assim eu volto a estudar pela manha, mas minhas aulas não são todos os dias. Acho que creche é bom pra criança se socializar e aprender a lingua, mas ficar em casa com a mãe tambem tem vantagens, ninguém cuida do nosso filho como nos. Analisa direitinho antes de decidir e vê o que fica melhor pra voces.

     
  2. Daniela Pedrinha

    junho 15, 2011 at 17:37

    >Parabéns Bete… eu te disse que não ia demorar. Vc sabe que eu fico feliz em ver as coisas acontecendo para vc né?Vc está indo mais rápido que muitas, já já começa as aulas de norueguês e o mundo vai ganhar outras cores, as coisas realmente parecem fazer mais sentido. É duro o aprendizado, mas vale à pena.Só falta mesmo se mudar para mais perto de mim.. 😉

     
  3. Anonymous

    junho 15, 2011 at 17:39

    >Bete, que coisa boa, agora sua vida anda mais um pouco. A renovacão do visto é tranquila, a vida da gente não para, a documentacäo é menor, tudo mais tranquilo.Já o lance de demora depende do local onde moramos, aqui por exemplo o meu primeiro visto foi rápido, ainda näo tinha tanto imigrante na área, mas já o segundo e os demais demoraram de 3 a 4 meses, mesmo com todos os documentos certinhos. Onde moro deu um boom de imigrantes, a fila de espera pra visto é grande. No dia que dei entrada no meu quarto visto vi uma pilha de requerimentos, a moca disse que demoraria uns 3 meses, daí apontei pra pilha e perguntei se tinha sido somente naquele dia, ela disse que sim, daí eu disse que no mínimo demoraria uns 5 meses, e foi realmente mais ou menos isso. E idem pra escola, agora tem fila de espera pra vaga, mas minha professora disse que eles tem que arrumarem vaga em no máximo três meses ou pagam uma multa, mas näo sei se confere.Pois é, as aulas pela manhã realmente são mais proveitosas, uma pena que as creches sejam tão caras, mas é também um investimento.Boa sorte em tudo e sucesso.BeijoLuciana HålandPensamentos DesatadosOps, o blog não aceitou eu comentar com meu perfil do google, então postei como anônimo.

     
  4. Bete Strøm

    junho 15, 2011 at 17:49

    >Obrigada meninas… Como vocês também acho que é melhor estudar a tarde, vamos ver no que dá…Depois conto a saga…Obrigada pela visita!:

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: